Skip to content

Casa Cor 2010 – sustentável?

16/06/2010

 Casa sustentável da Fernanda Marques

Todo mundo já reparou! Todas as empresas hoje são ecologicamente corretas. De uns tempos pra cá não há produtos que agridam a natureza! Não temos mais motivos para preocupar-nos com o meio ambiente. É a impressão que temos quando vamos a uma feira como a CasaCor. Todos os fornecedores são engajados militantes do movimento ecológico!

Pois na verdade a grande maioria pratica o chamado “green wash”. Maquiam seus produtos como se fossem amigáveis ao meio ambiente para atender ao anseio do mercado consumidor, que começa a procurar produtos compromissados com a causa. CasaCor… Nossa, enxurrada de produtos “verdes”.

Tudo bem, o jogo é esse mesmo, e sem a força do mercado não avançaremos contra a tendência autofágica de nossa sociedade. Sim, o mercado é um  dos que podem nos salvar de forma mais rápida. Mas se não formos conscientes de verdade, não vai adiantar. O mercado pode nos enganar por um tempo, mas chega uma hora que aperta. Lembrem da história do gado da Amazônia.  

O que falta mesmo é que alguém diga e mantenha que as novidades do mercado são bem vindas, mas não venham querer nos enganar! Nada de “green wash”. Do que adianta tanta divulgação, tanto glamour sobre o tema e não ver quase nenhum ambiente que de fato reaproveitando materiais, reduzindo o consumo do supérfluo?

Em relação aos projetos, vale a pena ver as soluções estéticas propostas. Sempre tem coisas interessantes. Vejam a competente Fernanda Marques, no que se refere ao resultado estético de seus projetos em sua “Casa Sustentável”. Agora, olho clínico e espírito crítico gente!  Andamos precisando disso.

Dica: Vejam matérias sobre a CasaCor  2010 no www.gabrielonline.com.br . Peguei umas imagens e referências de lá. Esta bem legal.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: