Pular para o conteúdo

Casa Cor 2010

08/06/2010

 

A Casa Cor São Paulo 2010 já esta aberta e vai até o dia até o dia 13 de julho de 2010. 

O evento é absolutamente comercial, sobretudo após a aquisição da marca por João Dória Jr. que tem o enfoque mais “mercantil” possível (nada contra). Se trata de uma grande feira de produtos para o mercado Décor, travestida de exposição. Lá dentro, espaços projetados por decoradores e arquitetos, competem pela atenção do público sedento por novidades.

Como se trata de um evento comercial, não existe, a princípio, a preocupação de qualidade teórica de projeto, salvo algumas exceções. 

É engraçado ver, nas festas que acontecem para promover o evento, e gerar mais uma “graninha” aos organizadores, a grande fogueira de vaidades e a imensa hipocrisia do mundo de interesses comerciais que orbitam no meio além de  todo “cordão de baba-ovos”, jornalistas “especializados”, estudantes deslumbrados e fornecedores ávidos por novos negócios, com elogios absolutamente sinceros. É aquilo, eu finjo falar a verdade e você finge que acredita. Isso sem falar nas loiras esticadas de sempre. Um espetáculo deprimente de falta de autocrítica estética e futilidade. 

Quer saber? Eu adoro! Rsrs… Mas acho que, pela magnitude do evento, pelo dinheiro que faz girar, poderia se relacionar com a sociedade dos comuns de forma mais intensa, produtiva e não significar esse grande desperdício de material, todos os anos.

Mas se você for da área, vale a pena. Depois você me conta.Vou postar algumas fotos e considerações de um site legal. No próximo post vou pegar mais leve e divulgo ambientes legais e outros que você vai dizer se são ou não.

9 Comentários leave one →
  1. 08/06/2010 11:58

    Concordo com todas as suas palavras….. pego poesado nao….. é isso ai e mais o que nao sabemos…. mas eu tambem gosto. Rs

  2. 08/06/2010 12:03

    Concordo tb com tudo que escreveu!!! e acrescento que para um profissional da área é importante o marketing de “visitar” A exposição…mesmo sabendo que mais da metade do que esta exposto la…é tao falso que precisaria um mega projeto de detalhamento so para fazer funcionar na REALIDADE da casa dos clientes!!…infelizmente essas mostras tb servem para deturpar a arquitetura…pois nos mostra muito superficial…algo como qq um vai la…ve e refaz!!!

    • 08/06/2010 12:16

      Poxa to feliz! Acabei de postar e tava meio arrependido! Sabe como é, a gente quando assume uma posição fica exposto, e como todos, também dependo do mercado.

      Só que já tenho gente concordando comigo, aqui e no twitter. Quando me propuz a escrever o Blog foi para fazer esse contraponto mesmo.

      Obrigado Deise e Declinio (?!).

      abs

  3. 08/06/2010 12:37

    Oi Dan – na minha condição de estudante ‘deslumbrada’ :) mantenho minha empolgação para o grande dia do meu ‘debut’ Casa COR. Será minha primeira visita ao evento (ever!) e o deslumbramento dobra porque (1) sou estudante da área, (2) sou apaixonada pelo ‘tema’ (3) meu apê novo está chegando =P

    Anyway, o mundo dos eventos por sí só norteia esse brilhantismo, muitas vezes desnecessário, que os desvia do real intuito de acontecer. Organizei durante anos, eventos dirigidos ao setor de indústrias e energia, totalmente distinto de uma CasaCOR por exemplo, e te asseguro que (salvo as devidas proporções) o ‘ostentar demasiado’ estava sempre presente.

    Cabe a nós separar signo de significado dentro de tanto glamour exagerado e fazer valer a participação certo? Inclusive aceito orientações para um roteiro proveitável, na condição de estudante viu?

    Grande beijo e uma semana ‘deslumbrante’ pra ti =P
    Van

    • 08/06/2010 17:08

      Oi Vanessa.
      Ah não me leve a mal! rs… O estudante tem um espírito mais crítico ainda sobre todos os temas! É que como já vai longe meu tempo de estudante, não tolero mais o faz de conta. Sabe, quando você tem um evento comercial, não precisa maquiar ele. Ele é “ostencioso” (gostou?) por si só, sem remorsos! E na CasaCor alguns tem aquela pose que às vezes me dá náuseas.

  4. Débora Silva Link Permanente
    08/06/2010 12:54

    Concordo com você e gostei da sua coragem de escrever aquilo que muitos pensam!

  5. Júnior Link Permanente
    30/06/2010 9:44

    Lá tem o imaginavel,que os criadores expoem.
    Não quer dizer que cada projeto destes será realizado,pois tem alguns que são imposiveis.
    Mas com em todas as grandes feiras ou mostras tem algo para encher os olhos e ativar a imaginação.
    Já pensou realizar um deste projetos e ter e usar aquela fitinha para segurar ou aquele nylon para pendurar.
    (Descupa se me atentei nos detalhes)
    Mas e isso temos de verder a idéia,projetar o espaço,realizar o sonho do consumidor.lá você encontra todas as oportunidades e pessoas interessadas ou formadoras de opinião.
    Como num desfile de modas exibe algo que já mais veremos alguem usando mas tá lá para preencher o programa da apresentação.

    fico grato com esse blog para dá minha opinião.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

