Skip to content

Síndrome de patinho feio

19/05/2010

  

É por pura falta de informação, por pura desconsideração aos padrões estéticos brasileiros, latinos ou que tenham alguma coisa a ver com nossa cultura, que adotamos estilos arquitetônicos que não nos pertencem. Ai vem aquela onda de construções em estilo “neoclássico”, mediterrâneo, normando e qualquer outra porcaria de fora que torna nossa cidade mais feia a cada dia, copiando incompetente mente estilos alheios.

 

Claro que se trata de maquiagem pura para atender aos interesses imobiliários e de seus consumidores ávidos por um status de novos-ricos.

Como diria o arquiteto Roberto Dello Strologo, que Deus o tenha, “depois que constroem seus chalés de telhado inclinado, tem que rezar pra ver se neva”.

9 Comentários leave one →
  1. 19/05/2010 20:59

    Olá.
    Aqui em fortaleza tem um prédio igualzinho a esse primeiro que vc postou, só muda a cor, a fachada é completamente branca.
    Gostei bastante do seu blog.
    Bjs.

    • 19/05/2010 21:57

      Olá Lola.
      Que bom que gostou de meu blog. As vezes acho que até me exponho um pouco, como neste post. Mas a verdade é essa, não é possível ficar calado pra sempre né? E fico feliz quando alguém concorda! Ah, também acompanho o seu, e gosto também viu?

      um abraço

  2. Débora Silva permalink
    19/05/2010 22:52

    Moro numa cidade onde algumas construtoras insistem nos prédios como o da imagem acima. Quando você vê os projetos já sabe quem é a construtora. Gosto mais da criatividade ao invés das cópias que se multiplicam a cada dia…

  3. 20/05/2010 1:21

    Pois é Débora. Mas pode ter certeza, quando acharem um novo estilo para explorar até ninguém mais aguentar, esses acabam.

  4. 26/05/2010 15:58

    Ei Danilo! De volta de viagem, voltei também a te acompanhar por aqui! Otimos posts by the way!

    Agora me fala essa tendência ‘fotocopista’ das construtoras por aqui hein? Com o boom imobiliário, criou-se essa padronagem em prol da produtividade e em detrimento da capacidade/liberdade criativa dos excelentes arquitetos (to te enquadrando aqui é claro) que tem-se no Brasil…

    Sem contar nas “neo-nomenclaturas” que surgem em cada novo condomínio, que a mim, mais se parece a uma releitura de Gladiator e Alexandre O Grande…😉

    Cada vez mais, o perfil de quem adquire um novo apartamento é sem dúvida o público jovem (aqui enquadrando a nós é claro rs). Então porque não algo que ‘nos’ traduza de fato? Um design moderno, arrojado? Entendo a necessidade de ‘neutralizar’ a fachada para agradar a gregos e troianos, mas ‘chavear’ para a personalidade quase que inexistentes como nessas que postou aqui e outras tantas que vemos por aí, já é demais.

    Meu próximo apartamento é o Terraças Alto da Lapa (Gafisa), veja lá no site a fachada, foi o mais ‘a ver’conosco que encontramos, mas confesso que a disposição interna, especificamente os 35m2 só de varanda, foi o ponto decisório. Pena que meses depois, soube do MESMISSIMO PROJETO no Tatuapé…e toma mais produção em série…Sorte ser do outro lado da cidade, me livrando do perfil CDHU…

    Bem é isso, vista grossa para o ‘pop’ e foco nas oportunidades de projetos personais!

    Grande abraço! E vamos mantendo contato!

    Van Yurie

    • 26/05/2010 19:07

      Oi Van,

      Conheço o projeto do seu novo ap. É pertinho de onde moro hoje. Acho ele bem interessante, e você terá uma vista maravilhosa. Porém é isso, o carimbo de projetos que eles fazem. Mas vá, por ser mais alternativo o projeto, dúvido que consigam carimbar tanto. Tem um outro modelo interessante de empreendimento que é o Max House. Já viu? É legal, personalisa o interior dos aps e dá trabalho aos arquitetos sem ter que sair derrubando as paredes recém erguidas. Mas claro, não pense que os caras viraram bonzinhos…. Vendem um ap. pelado pelo preço de um bem acabado.
      Coisas do mercado imobiliario.

  5. 29/11/2010 9:02

    Excelente texto. Disse muito em poucas palavras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: