Skip to content

Por fora, bela viola…

13/03/2010

Às vezes penso que, em se tratando de comércio, a arquitetura sucumbe à cenografia, ao efeito, ao “fake”. Até ai tudo bem. Dentro dos shoppings de todo o mundo o que se vê é um grande show de cenários de todos os tipos, de gostos desde os refinados até os duvidosos e ruins mesmo. Neste modelo de “não cidade” do que se volta para dentro e dá as costas para o urbano, ou se cerca e se esconde atrás de altos muros, é esse o modelo de “não arquitetura” que temos. Esse é o modelo de relação com a cidade, e com as pessoas, que estamos construindo.

 

Acontece que isso é reflexo total dos valores de nossa sociedade. Mais valor se dá ao que se aparenta do que ao que se é de fato. Existe uma rua aqui em São Paulo que, ironicamente, apesar de ser importante centro de fornecedores para arquitetos, decoradores e designers abusa do fachadismo, da cenografia pura que briga pela atenção dos transeuntes. Falo da Al. Gabriel Monteiro da Silva.

Sim, é uma rua comercial, embora estejamos em um zoneamento que não permita o uso.  E se é comercial, precisa ter apelo comercial. Mas penso que arquitetos deveriam agir de forma a valorizar a arquitetura e não o oposto.

O que me levou a escrever sobre isto é um exemplo magnífico do que poderia ser arquitetura, mas não passa de fachadismo, dos melhores.

Esta é a galeria de uma famosa artísta plástica de São Paulo. Linda por fora, mas um olhar mais atento percebe o sobradinho, com telhado de telhas francesas  por trás da bela fachada de vidro.

É como uma casa com silicone, botox, sei lá.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: